Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior: o caso do Vale do Mucuri

Autores

  • Geórgia Fernandes Barros UFMG

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v13i25.87

Palavras-chave:

Educação, Ensino superior, Desigualdade social, Vale do Mucuri, Machacalis

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo mensurar o nível de desigualdades de oportunidades existentes em relação ao acesso ao ensino superior no estado de Minas Gerais, e, de forma mais especifica, para os municípios do Vale do Mucuri. Para tanto, foi utilizada a metodologia de cálculo de um índice de desigualdade de oportunidades (IOP) baseada em Barros et al. (2008), que parte do pressuposto de que se a igualdade de oportunidades e consistente na sociedade analisada, deve haver uma distribuição exata entre população e oportunidades. Observou-se que a maior parte dos municípios do Vale apresentam índices de dissimilaridade superiores a media do estado, com destaque para o município de Machacalis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Geórgia Fernandes Barros, UFMG

Doutora em Economia Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Economia do CEDEPLAR/UFMG, Mestre em Economia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2004). Atualmente é professora titular da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Publicado

20/06/2017

Como Citar

Barros, G. F. (2017). Desigualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior: o caso do Vale do Mucuri. Revista Mosaicum, 13(25). https://doi.org/10.26893/rm.v13i25.87

Edição

Seção

Artigo(s)