Dispersão, distribuição espacial e potencial de dominância da Acacia Mangium Willd. em remanescente de Mata Atlântica no distrito de Helvécia, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/RM31/jan/jun/2020/81-96Palavras-chave:
Espécies exóticas invasoras, Composição florística, Restauração florestalResumo
Espécies exóticas se tornam invasoras quando passam a competir com outras espécies já estabelecidas, ameaçando tal ecossistema. Objetivou-se avaliar o potencial de dominância, a dispersão e o padrão de distribuição espacial da espécie Acacia mangium Willd. em remanescente florestal da Mata Atlântica no distrito de Helvécia, Bahia, onde foi lançado um transect de 400m em linha reta e, a cada 50m, parcelas amostrais de 10 x 5m, totalizando oito, onde se fez o censo de todas as plantas de hábito arbóreo com CAP >= 10cm. Foram encontrados 93 indivíduos, dos quais 62 foram de A. mangium, presente em todas as parcelas, o que indica a sua dispersão natural no fragmento, apresentando maiores valores de CAP, altura, densidade, dominância, VI e distribuição espacial uniforme. Conclui-se que a A. mangium está se expandindo no fragmento e que provavelmente compete com outras espécies, evidenciando potencial de dominância sobre as espécies nativas da área estudada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Mosaicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.