A política de desenvolvimento territorial e o empoderamento de mulheres

: experiência no território extremo sul da Bahia

Autores

  • Patrícia Ferreira Coimbra Pimentel IF Baiano
  • Cyntia Dantas Flores UFBA

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v13i25.91

Palavras-chave:

Empoderamento, Política territorial, Mulher, Nedetes, Extremo sul da Bahia

Resumo

A participação de mulheres no Território Extremo Sul da Bahia foi analisada durante o período de execução do projeto Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedetes), como parte dos trabalhos da Assessoria de Gênero, deste modo este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, já que as pesquisadoras estiveram envolvidas neste processo. O objetivo é apresentar diferentes organizações coletivas de participação em tomadas de decisões, acompanhamento e execução de políticas públicas para mulheres. Para isto, apresenta-se brevemente a abordagem territorial, os tipos de representação e o conceito de empoderamento. Conclui-se que as associações, os conselhos municipais e o comitê de mulheres são instrumentos que promovem autonomia, empoderamento e fortalecem a política territorial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Ferreira Coimbra Pimentel, IF Baiano

Mestrado em Extensão Rural (UFV), Especialista em Administração Rural (UFV) e Bacharel em Administração (FENORD). Professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Cyntia Dantas Flores, UFBA

Mestrado em Geografia (UFBA). Professora do Instituto Federal Baiano (IF Baiano).

Publicado

20/06/2017

Como Citar

Pimentel, P. F. C. ., & Flores, C. D. (2017). A política de desenvolvimento territorial e o empoderamento de mulheres: : experiência no território extremo sul da Bahia. Revista Mosaicum, 13(25). https://doi.org/10.26893/rm.v13i25.91

Edição

Seção

Artigo(s)