A política de desenvolvimento territorial e o empoderamento de mulheres
: experiência no território extremo sul da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v13i25.91Palavras-chave:
Empoderamento, Política territorial, Mulher, Nedetes, Extremo sul da BahiaResumo
A participação de mulheres no Território Extremo Sul da Bahia foi analisada durante o período de execução do projeto Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial (Nedetes), como parte dos trabalhos da Assessoria de Gênero, deste modo este trabalho é resultado de uma pesquisa qualitativa do tipo participante, já que as pesquisadoras estiveram envolvidas neste processo. O objetivo é apresentar diferentes organizações coletivas de participação em tomadas de decisões, acompanhamento e execução de políticas públicas para mulheres. Para isto, apresenta-se brevemente a abordagem territorial, os tipos de representação e o conceito de empoderamento. Conclui-se que as associações, os conselhos municipais e o comitê de mulheres são instrumentos que promovem autonomia, empoderamento e fortalecem a política territorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.