Investigação de cryptococcus neoformans em fezes de pombos urbanos (columbia livia) em Teixeira de Freitas, Bahia
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v13i25.99Palavras-chave:
Cryptococcus neoformans., Criptococose., Pombos urbanos., Teixeira de FreitasResumo
A população de pombos domésticos tem aumentado em diversas partes do mundo, tornando-se um problema ambiental e de saúde pública. Com a presença de pombos, podem surgir doenças como a criptococose, causada pelo fungo Criptococcus neoformans. A criptococose pode se apresentar como um processo pneumônico ou
como infecção no (SNC) Sistema Nervoso Central. Portanto objetivou-se investigar a presença de C. neoformans em fezes de pombos (Columbia livia). Trata-se de um estudo experimental, explicativo, de abordagem direta. As amostras foram coletadas no Mercado Municipal Timóteo Alves de Brito e Mercado Caravelas na cidade de Teixeira de Freitas-Bahia e submetidas a uma análise microbiológica. A positividade das amostras foi de 90% no Mercado Municipal Timóteo Alves de Brito e 60% no Mercado Caravelas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.