Mallarmé, a modernidade e a encenação da palavra
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v34i34.487Palavras-chave:
Um lance de dados, Stéphane Mallarmé, Polifonia, Literatura, PoesiaResumo
Analisa as experiências radicais e os engendramentos criativos da poética mallarmeana. O poema-livro-partitura Un Coup de Dés (Um Lance de Dados), de Stéphane Mallarmé (1842-1898), escolhido para este recorte, foi publicado pela primeira vez na Revista Cosmopolis, em 1897. O poeta viria a morrer no ano seguinte, e este poema só veio a ter edição em livro postumamente, em 1914. Ao longo de todo o século XX, e agora seguindo pelo século XXI adentro, Um Lance de Dados exerceu influência imensurável não apenas no campo da poesia, talvez de modo significativo nas experimentações visuais, mas também no âmbito da própria crítica, para a qual constitui um desafio permanente.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Mosaicum
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.