Mallarmé, a modernidade e a encenação da palavra

Autores

  • Rodrigo Costa Araujo UFF/ FAFIMA

DOI:

https://doi.org/10.26893/rm.v34i34.487

Palavras-chave:

Um lance de dados, Stéphane Mallarmé, Polifonia, Literatura, Poesia

Resumo

Analisa as experiências radicais e os engendramentos criativos da poética mallarmeana. O poema-livro-partitura Un Coup de Dés (Um Lance de Dados), de Stéphane Mallarmé (1842-1898), escolhido para este recorte, foi publicado pela primeira vez na Revista Cosmopolis, em 1897. O poeta viria a morrer no ano seguinte, e este poema só veio a ter edição em livro postumamente, em 1914. Ao longo de todo o século XX, e agora seguindo pelo século XXI adentro, Um Lance de Dados exerceu influência imensurável não apenas no campo da poesia, talvez de modo significativo nas experimentações visuais, mas também no âmbito da própria crítica, para a qual constitui um desafio permanente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Costa Araujo, UFF/ FAFIMA

Mestre em Ciência da Arte [2008] pela Universidade Federal Fluminense. Professor de Teoria da Literatura, Literatura infantojuvenil e Arte Educação da FAFIMA - Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Macaé. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Comparada, atuando principalmente nos seguintes temas: Decadentismo, artes, semiótica e literatura, códigos e linguagens, literatura e cinema, literatura infantojuvenil. Faz parte dos grupos de pesquisa GEITES/UFES [Universidade Federal do Espírito Santo, do Grupo de Estéticas de Fim-de-Século da UFRJ [Universidade Federal do Rio de Janeiro] e do Grupo Literatura e outras artes da UFF pertencentes ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil - CNPq.

Publicado

18/12/2021

Como Citar

Araujo, R. C. . (2021). Mallarmé, a modernidade e a encenação da palavra. Revista Mosaicum, 34(34). https://doi.org/10.26893/rm.v34i34.487

Edição

Seção

Ensaio(s)