Religiosidade popular: o poder simbólico cultural e a interpretação do sagrado
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v3i6.384Palavras-chave:
Religiosidade, Poder simbólico, Sagrado, ReligiãoResumo
Analisa questões relacionadas à complexidade concernente a definição de Religiosidade Popular, por suscitar tal definição, ampla discussão que envolve a delimitação entre a religiosidade popular e cultura dada à proximidade entre ambas. Aborda ainda, a forma como a religiosidade popular propaga-se atendendo a especificidade de cada região, cada país, cada cultura. Tal abordagem é argumentada a partir da relação entre magia e religião estabelecidas por Durkheim e Weber. Discorre ainda, sobre a natureza da religiosidade popular e sua legitimidade a partir do poder simbólico que permeia o comportamento da sociedade mediante a interpretação do sagrado em consonância com os elementos culturais de um determinado povo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.