Aspectos epidemiológicos da meningite no município de Teixeira de Freitas, Bahia (2011-2014)
DOI:
https://doi.org/10.26893/rm.v11i21.197Palavras-chave:
Etiologia, Doença, Infecções, Epidemiologia, Meningite, Teixeira de FreitasResumo
A meningite é um processo inflamatório nas meninges, membranas que revestem o céurebro e outras partes do Sistema Nervoso Central. Com relação à etiologia, esta doença pode ser causada, por vírus, bactérias e fungos. O objetivo deste estudo foi avaliar qualitativamente e quantitativamente os índices de meningite no período de 2011 a 2014, no município de Teixeira de Freitas, Bahia. Os dados epidemiológicos foram levantados a partir do banco de dados de Sistema de Informação de agravos e notificações (SINAN). As variáveis selecionadas foram faixa etária, etiologia da doença e evolução de casos. Durante este período foram notificadas trinta e nove ocorrências, sendo que a meningite bacteriana e caoss em branco totaliaram por igual 38,46% respectivamente. O diagnóstico precoce é fundamental para o bom prognóstico. Sendo que os novos conhecimentos sobre fisiopatologia, o surgimento de antibióticos e a crescente resistência bacteriana tem provocado mudanças no tratamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.